domingo, 31 de março de 2013

Perfil

http://3.bp.blogspot.com/-4imAc1juKD8/T3MoC-7BrSI/AAAAAAAALYQ/RIpIWtMEYmY/s1600/Z%C3%A9+Maur%C3%ADcio-tribuna.jpg
Zé Maurício Cavalcanti chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 2011, na condição de 2º Suplente, com 33.644 votos, obtidos nas eleições de 2010. Tornou-se titular do mandato parlamentar no dia 01 de janeiro de 2013, aos 57 anos. É o atual líder do PP (Partido Progressista) no Palácio Joaquim Nabuco, onde permanece honrando o seu mandato e integrando a base do governo Eduardo Campos. Em pouco tempo de atuação parlamentar foi titular e suplente de diversas comissões permanentes: Ciência, Tecnologia e Informática; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Constituição, Legislação e Justiça; Finanças; Administração Pública; Esporte e também da de Meio Ambiente.

Na assembleia, travou vários debates em defesa dos avanços promovidos pelo Governo do Estado, fazendo pronunciamentos em defesa da cidadania e do povo pernambucano, promovendo audiências públicas e apresentando vários requerimentos, indicações e projetos relevantes. Como o projeto que pede o fim do alvará provisório, abrindo um grande debate sobre a necessidade de cultivarmos, no estado, a existência de espaços públicos cada vez mais seguros. Aprofundou a discussão, criando, através de requerimento, uma comissão especial para tratar da concessão temporária de licença de funcionamento aos recintos fechados.

Também é de autoria de Zé Maurício o projeto de lei, transformado em indicação, pedindo a criação do Sistema Integrado Estadual de Registro de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, o Socorro Mulher - PE e, ainda, a implantação de uma Central de Atendimento à Mulher de três dígitos, um Disque Denúncia da Mulher. Ações que terão o objetivo de disponibilizar ferramentas para que a população pernambucana, principalmente as mulheres, possam se manifestar acerca da violência de gêneros, em suas diversas expressões e formas. Indo além e, preocupado com questões que ameaçam e ferem o Direito do Consumidor, requisitou uma audiência pública sobre a energia pré-paga, no intuito de trazer à tona o debate sobre a regulamentação desse tipo de serviço, por parte da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Convidou autoridades e especialistas na área para discutir e instruir a matéria de interesse público relevante.

Desde a época em que ocupava a 2º Suplência, que ele vem traçando diversas diretrizes e metas, na intenção de atender as demandas locais. Transformou o SOS Mão Criança - ISMC de Utilidade Pública sem fins lucrativos. Idealizou o projeto que obriga a comprovação do número de deficientes que compõem o quadro funcional das empresas participantes de licitações no estado. Concedeu a Medalha Frei Caneca, Classe Ouro, ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido. Incluiu o Festival da Cultura do Município de João Alfredo, no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco. Concedeu o Título de Cidadão ao procurador Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo e o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à paraibana Maria José Moreira, a "Zezé da Assembleia".

O parlamentar Zé Maurício possui uma vasta experiência nas áreas de gestão empresarial e pública. Antes de abraçar a nobre causa: a políticas, foi um bem sucedido empresário da rede moveleira, em João Alfredo, região do Agreste. Secretário de Habitação da Prefeitura do Jaboatão, em 2001 e superintendente do Ministério de Agricultura - PE, em 2007, por indicação do então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. À frente da pasta de Habitação muitas iniciativas importantes balizaram a sua atuação. Atendeu as solicitações dos que viviam nas áreas de risco do Jaboatão dos Guararapes. Investiu na redução do déficit habitacional e na melhoria da qualidade de moradias existentes. O que consistia numa parceria onde o morador entrava com a mão-de-obra e a prefeitura oferecia a matéria-prima. No Ministério da Agricultura, através de ações pontuais e estruturadoras, o segmento agrícola de competência do órgão e sob a responsabilidade de Zé Maurício, vivenciaram um dos melhores períodos da história da instituição.

FORMAÇÃO: José Maurício Valladão Cavalcanti Ferreira é formado em Economia, pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Cursou Pós-Graduação, pela Faculdade de Administração de Pernambuco - FECAP. Escolheu seguir a carreira política pela convicção interior de querer dar sua forte contribuição na construção de um mundo melhor, de uma sociedade política e economicamente mais justa para todos. Pautam o seu perfil, o seu perfil de homem público: honestidade, humanidade, determinação, seriedade e justiça. No seu querer ver um Pernambuco e um Brasil melhor e mais próspero para o povo é um deputado comprometido - acima de tudo - em atender a vontade popular, principalmente, no que diz respeito ao progresso e ao crescimento econômico do estado no qual legisla em conjunto com os seus pares.




Um comentário:

  1. Realmente, eu era primeiro secretário de uma entidade comunitária do Jardim Brasil em Olinda e tive o prazer de conhecer o atual Dep. Zé Maurício, na época Superintendente do MA, pessoa séria, cordial, honesta e sobretudo competente. Um amigo que honra a classe política do Brasil. Um abraço e parabéns. José SOARES (Jardim Brasil I) estamos juntos.

    ResponderExcluir

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira